Existem os
jogos de cartas e as inocentes partidas de tabuleiro que ocupam as noites dos
aristocratas. E existem aqueles jogos imorais, sangrentos e arrebatadores,
praticados pela escória da sociedade. Cassinos clandestinos e tendas suspeitas
nas grandes metrópoles ou imensas arenas abertas nas cidades sem lei dos
piratas, não importa. Nesses ambientes, é possível se divertir com a desgraça
alheia ou cavar sua própria decadência. Também é possível fazer fortunas, mas é
mais provável que se morra tentando...
A série de livros jogos Aventuras Fantásticas muitas vezes insere nas
histórias disputas arriscadas que desafiam a sorte e a habilidade do
personagem. Em geral elas envolvem apostas, que podem ser desde a simples
riqueza a própria vida. Embora apareçam clássicos como lutas de gladiadores ou
jogos de dados, outras dessas competições são de grande criatividade e
arrepiante valor descritivo. Elementos interessantes para serem usados em
qualquer jogo de fantasia, podem gerar cenas memoráveis que ponham a prova à
coragem do personagem (e os nervos do jogador). Trago abaixo alguns exemplos,
incluindo mecânicas dos livros jogos, pois muitas vezes se podem usar
sem a necessidade de qualquer adaptação:
Faca Faquinha: seis punhais são dispostos em uma mesa. Um é uma
arma verdadeira, enquanto os outros cinco possuem lâminas de mola, sendo
inofensivos. Os dois adversários devem, cada um na sua vez, escolher uma das
armas e crava-la no coração! Se o punhal for real, é morte certa. Se for
uma imitação, deverá ser devolvida a mesa e misturado com os outros. O jogo
continua até que alguém se mate.
Mecânica: joga-se 1d6 para
cada competidor, o primeiro que tirar 6 já era!
Pedras Mágicas: um feitiço é lançado sobre uma
rocha, que fara com que ela exploda em um momento posterior. Os jogadores ficam
em círculo e passam rapidamente a rocha de uma para o outro. Quando ela
explodir, o que a estava segurando esta fora do jogo - e com as mãos bem
chamuscadas! Os jogadores restantes recebem outra rocha e continuam até que
sobre apenas um.
Mecânica:cada jogador, ao pegar a rocha, deve jogar 2d6 e tentar tirar menos que um número alvo, que vai diminuindo a cada vez que a "bomba" troca de mãos. Assim, o primeiro tem que tirar abaixo de 12, o segundo de 11, o terceiro de 10 e assim por diante. Falha provoca o estouro!
Pega Dedos: deve-se passar uma adaga por entre os dedos da mão
aberta sobre uma mesa, o mais depressa possível, durante determinado tempo. Se
conseguir sem se ferir, a banca paga um prêmio, caso contrário, deve-se pagar a
banca.
Beijo da Morte: seis caveiras com seis
pílulas em cima são colocadas diante de você. Uma delas é um veneno mortal, as
restantes são inofensivas. Deve-se escolher uma e ingerir. Se sobreviver, a
banca lhe paga um prêmio. Se não, ela fica com todas as suas posses...
Bola de Canhão: dois indivíduos arremessam uma
para o outro uma pesada bola de ferro, uma bala de canhão. O primeiro que
deixar a bola cair perde. Geralmente a banca tem um campeão altamente forte
capaz de afundar o peito do adversário com um arremesso!
Boxe com pregos: os pugilistas se digladiam com luvas cobertas de pregos. O primeiro a cair perde a luta.
Mecânica: o primeiro a ser atingido esta fora de combate.
Corridas de Bataar: esses enormes lagartos são
mantidos na ponta de uma longa reta, quando então disparam em direção a um
goblin amarrado a um poste na outra extremidade da pista. A primeira criatura
que cravar os dentes no infeliz é a vencedora. Façam suas apostas!
E vocês, já utilizaram algum jogo mortal em seus jogos?
Excelente! Dá pra fazer uma olimpíada de jogos sem noção!
ResponderExcluirCara, esse post é inspirador ao extremo!
ResponderExcluirEu ainda tenho um destes livros (A Floresta da Perdição - The Forest of Doom) e, sim, eles possuem idéias muito interessantes prontas para serem revisitadas.
ResponderExcluirno saqueador de charadas temos as criaturinhas em formato de disco jogando um homem amarrado para o alto e gritando "cabeça" ou "pés". muito bizarro. se vc consegue soltar o cara ele ja esta insano depois de tanto tempo vitima do jogo das criaturas.
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