terça-feira, 15 de abril de 2014

O que o estilo Old School pode contribuir para o seu RPG

Você sabe o que é o estilo de jogo Old School? Se não, este material aqui é um ótimo começo! Confesso que ele me fez repensar várias coisas, e pelo que eu ando lendo ai pela net, eu não fui o primeiro nem serei o último. 
 
Interessante observar que uma mesma aventura pode ter vivências bastante diferentes na mesa de jogo. Para dar um gosto old school as suas sessões, para mim três elementos são centrais:

Sobrevivência: mais do que qualquer coisa, chegar vivo ao final é uma grande vitória. A possibilidade de perder seu personagem deve ser constante, e suas decisões serão de vida ou morte. Até entender isso, prepare um bolo de fichas, você vai precisar.


Grandes ideias: os números na  folha de papel a sua frente não iram lhe ajudar muito em situações difíceis. Seu cérebro vai. Se você não consegue explicar por que um combate foi memorável sem usar nenhum termo mecânico, não é old school.

Caos: esqueça o equilíbrio entre encontros, os planos perfeitos e as margens de erro bem calculadas. O máximo que você pode fazer em um jogo old school são boas apostas e torcer para dar certo. É claro que quanto melhor as ideias, o planejamento e a preparação, melhor será sua aposta. Mais sempre se pode se dar mal apostando, não se esqueça disso.

Mesmo que você seja um jogador fã de Vampiro: a Máscara ou fissurado em D&D 4ª edição, tente pelo menos uma vez colocar alguns desses elementos no seu jogo. Vai que tu gosta?  

Nenhum comentário:

Postar um comentário