quarta-feira, 9 de abril de 2014

Lugares de Aventura: Motas Senhoriais


Castelos e fortalezas são ícones das histórias de fantasia e cenários de muitas aventuras clássicas dos rpgs medievais. Do Abismo de Helm ao Castelo de Ravenloft, suas grossas muralhas de pedra, altas torres e amplas defesas podem nos fazer crer que poderes sobrenaturais foram usados na sua construção. E as vezes foram. 

Porém, erguer esses monumentos titânicos leva um tempo considerável, custa fortunas e exige uma quantidade imensa de trabalhadores e matéria prima. Um nobre menos abastado pode não poder (ou querer) arcar com esses custos, e mesmo um soberano rico poderia pensar duas vezes antes de gastar o erário real em um único ponto. Uma alternativa viável pode ser construir uma mota senhorial.



Esses tipos de estruturas defensivas, feitas inteiramente de madeira, são separadas em duas partes. A mota propriamente dita é um monte cônico que pode passar de 15 metros de altura, aplainado no cume. Pode ser adaptado do relevo natural ou construído artificialmente, utilizando a terra extraída do fosso que cerca todo o complexo. No seu topo se constrói uma torre, com uma paliçada protegendo as bordas do platô. Ao pé da mota há a outra parte, também cercada por uma paliçada e chamado de bailey, onde um mini vilarejo é instalado, com depósitos, celeiros, forja, choupanas para os serventes e artesãos, hortas, estábulos de criação de cavalos, porcos, vacas etc. O fosso, normalmente cheio de agua desviada de algum riacho próximo, cerca toda a fortaleza e também divide suas duas partes, transformando-as em duas ilhas. Uma ponte e um íngreme caminho as conecta, com talvez uma porta levadiça.


Embora possam parecer frágeis, as vantagens de tal modelo são tantas que europeus e japoneses o adotaram sem nenhuma influência entre si. São incrivelmente mais baratos que os castelos de pedra, e podem ser erguidos em um tempo relativamente insignificante. A altura da mota permite visualizar quilômetros ao redor, detectando o inimigo e prevenindo ataques surpresas. A combinação fosso e paliçada a torna um objetivo difícil de ser atacado e fácil de ser mantido. Apenas uma força várias vezes superior aos defensores, muitas flechas incendiárias ou armas de cerco poderiam esperar toma-la de assalto. Uma tropa a cavalo é capaz de patrulhar a mais de 20 quilômetros de distância e voltar ao anoitecer.  E o alto da mota é um excelente refúgio caso o bailey não possa ser defendido.


Mais do que uma residência nobre fortificada, porém, as motas senhoriais podem ser usadas de maneira ofensiva. Muito similares aos fortes do velho oeste, elas podem ser erguidas rapidamente em terrenos ainda disputados, dominando amplas regiões com pequenos contingentes e garantindo uma larga penetração em território inimigo.


O uso em campanha dessas localidades tem um potencial imenso. Podem ser a pequena vila que abriga os personagens entre as aventuras, postos de fronteira, redutos bárbaros (até mesmo orcs) ou o lar de um vilão que tiraniza os camponeses ao redor. A mota em si praticamente implora para ter uma masmorra construída dentro dela e que se prolongue pelo subterrâneo. Uma alternativa é que o complexo de cavernas, naturais ou não, já existisse anteriormente, e a atual construção esta ali para impedir que elas sejam usadas, para proteger os seus usuários nefastos ou mesmo por puro acidente.


Por fim, para inspirar a dungeon, deixo esse vídeo de uma tumba irlandesa que bem poderia, com alguns ajustes, abrigar uma mota em seu topo:



Espero que tenham gostado, e que sirva para enriquecer suas aventuras. Abraço a todos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário